terça-feira, 22 de março de 2011

O dia em Paris


Quem não tem despertador, em Paris, corre o sério risco de acordar com o barulho dos carros. Aqui é meio São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte. Muitos têm pressa e as ruas de pedra são estreitas. Um pra lá, trinta pra cá. Turistas aos montes.

Por isso, a cidade se mexe o dia inteiro e, sim, tem muita luz! Do sol diagonal, das águas do Sena, dos lustres de cristal, das janelas das casas, da lataria dos ônibus, do submundo dos metrôs, dos trens, dos cafés da "Champs-Élysées", das lojas, da moda, dos nomes mais famosos do mundo, dos jardins, da Torre Eifel, das centenas de monumentos além dela, dos vidros e das obras do "Louvre", dos reflexos nos óculos escuros de alguém, enfim, da beleza. Exatamente, beleza!

E bonito é andar sobre a história do "Velho Mundo" enquanto você está a caminho do trabalho, de férias, sem tempo, com tempo. Tudo passa bem perto, logo ali. Embaixo do sapato, quem sabe. É só olhar. Quase nada se esconde.

Afirmação complicada? Então tudo bem. Eu disse "quase". E se algo está escondido, sempre tem algum estrangeiro com paciência para os detalhes. Eles querem outros ângulos do lugar por onde todos os dias milhares de pessoas passam. Pra ter sucesso nessa empreitada se desdobram, se contorcem, empurram, pedem passagem. Registram a memória do povo europeu. E que memória!...

Cada canto dessa imensidão de metrópole possui datas, nomes em outras línguas, esculturas e homenagens aos seus fundadores, ou a qualquer um que tenha feito por merecer. Ou, claro, que simplesmente tenha agradado a um rei de algum século passado a ponto de conseguir a honraria.

Rei... rainha... castelos, palácios... Paris é terra de famílias reais, mármores brancos, ouro, fé, igreja... é preciso mesmo se ajoelhar e agradecer um dia na vida ter visto isso tudo... passado pelo Arco do Triunfo... mas enfim, vitória! Oui!!!...

2 comentários:

  1. Maurício!!! Paula!!!
    Já conseguiram acordar? PARIS É MESMO UM SONHO,NÉ?
    Por favor, não saiam daí sem visitar Versailhes, o Palais Garnier(Ópera), o Sacré-Couer (no boemio MontMartre), os jadins do Luxemburgo e ao menos passem na porta dos chiquérrimos Hoteís RITZ e EDUARDO V. E fotos, fotos e fotos!
    NOTA TRISTE: ELIZABETH TAYLOR MORREU!
    Os posts estão SUPER LEGAIS.

    ResponderExcluir
  2. Nossa amigo, obrigado!... pois é... estamos acordando ainda... rsrs... e agora em Berlin... Paula voa no sábado de volta... e sim, em cada esquina a gente para pra tirar uma foto... rsrs... fotos, fotos, mtas fotos... rsrs...

    abraços!!!

    ResponderExcluir