quarta-feira, 16 de março de 2011

Enfim, Alemanha outra vez!


Endlich, Deutschland...

Finalmente, Alemanha...

Foram meses de espera, de expectativa, planejamento e a sensação é de que o tempo não passou no "Velho Mundo". As ruas são as mesmas, as construções milenares também. As pessoas talvez não. Mas isso não importa. Fato é que, embora seja uma coisa óbvia de dizer, eu não voltei pra casa ano passado do mesmo jeito que cheguei aqui pela primeira vez. Portanto, o Maurício de hoje, claro, é outro. Com outras experiências de vida, outra forma de enxergar as diferenças, outra maneira de lidar com o inesperado.

O jornalismo, aliás, é uma escola de como viver a vida dos imprevistos, dos horários marcados e desmarcados, do novo. Sempre o novo. Então, isso passa a ideia de que há belezas mais discretas nos mesmos prédios, casas de antes, nos mesmos metrôs... os dias de Alemanha neste 2011 certamente não serão iguais...


Continuando...

Minha irmã veio comigo, muitos sabem, e tem aprendido isso. Tem aprendido, principalmente, a se adaptar, a procurar. Ela tem uma veia jornalística muito forte e superou algumas dificuldades inciiais. Enfrentou um voo de doze horas, mudanças constantes de estações de trem, baldiações, caras fechadas de conservadores etc. etc. etc... Paciência.

Também não viemos com tantas reservas de hotéis como deveríamos. Por isso tivemos que andar mais do que, digamos, o convencional em algumas das cidades já visitadas (köln, Frankfurt, Bonn e agora Münster) pra encontrar um quarto disponível. É uma coisa que não aconselho. É difícil.


Bonn e um pouco de Português

Estamos em Münster, um município bastante universitário e turístico da Vestfália, e viemos de Bonn, a antiga capital do país. Lá tive um encontro extremamente proveitoso com um grupo de jornalistas brasileiros das redações online e rádio da Deutsche Welle, uma das emissoras mais respeitadas e conhecidas da Alemanha no mundo inteiro. No Brasil, inclusive, há vários escritórios.

E, lógico, como manda a etiqueta alemã, entrei em contato com o chefe deles três meses antes de viajar. Fui recebido com muita gentileza. Apresentei alguns trabalhos, enfim, pode ser que ano que vem algo aconteça. Semana que vem vejo o pessoal outra vez e devo acompanhar transmissões para a África.

E nem preciso falar qual principal o assunto do momento né? As explosões no Japão. Já houve protestos aqui em vários estados. Em Colônia, por exemplo, o Green Peace organizou um, com velas e passeatas em repúdio ao que está acontecendo e gritando "Abschalten!!!" (Fora!). Só resta esperar, não é?


A Foto

A foto foi tirada às margens do rio Reno, em Köln (Colônia), onde existe a famosa catedral que levou cerca de 600 anos para ser erguida. É onde a gente se sente relmanete menor, muito menor do que Deus e o milagre daquelas torres pontiagudas, talhadas na pedra, com tantos detalhes... amém!...

Até o próximo post... a próxima estação...

Tschüss!!!

2 comentários: