quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Os jornais e a TV


Como dá para imaginar, ontem foi um dia de muitos compromissos oficiais e horários milimetricamente planejados. Nada podia sair do lugar. O melhor foi que tudo correu bem. Visitei a sede do escritório onde estou aqui em Drensteinfurt (Westfälische Nachrichten), que fica em Münster, outros dois impressos de circulação regional (Westfälische Anzeiger e Dreingau), e ainda a TV WDR (Westdeutschen Rundfunk), "filial" da ARD de Berlim.

Não vou narrar detalhes da "maratona". Vou pontuar apenas algumas diferenças interessantes que notei e o modo como as redações se planejam com antecedência em determinadas circunstâncias.

***

Bom, nos dois primeiros jornais, o Anzeiger e Dreingau, as coisas são bem parecidas com o Brasil e a realidade de Governador Valadares. São lugares de médio porte, equipe reduzida e muita neve para noticiar (a parte da neve a gente isola... hehehe).

Na TV é que vieram várias surpresas. Não há mais operadores de câmera de estúdio aqui. Tudo é feito por quem está no "master". Eles usam controle remoto para redirecionar a lente e ajustar o foco. Além disso, a tecnologia, naturalmente, é toda digital, desde os monitores à transmissão. A aparelhagem é um show!

Durante a visita, uma das chefes de redação, Birgit Benesch, teve um pouco de tempo para sentar e conversar comigo. Explicou como é a rotina de reuniões de pauta e que o jornalismo deles, neste momento, está tentando achar fontes que possam explicar as confusões do tempo. É que o povo quer saber por que num raio de 15 anos a neve não chegava até os municípios da Vestfália e agora não arreda o pé.

Fora isso, o curioso também é que os jornalistas se reúnem inúmeras vezes separadamente, em grupos de dois, dependendo do horário e do volume de serviço, e em seguida fazem um encontro com o chefe para decidir o que vai ao ar ou não.

Outro detalhe: na Alemanha ainda existem os redatores. Eles auxiliam o trabalho da edição e, claro, contribuem substancialmente para agilizar o trabalho de todo mundo.

***

O quarto e último compromisso do dia foi na sede do Westälische Nachrichten (foto). Meu Deus! Merece sim uma exclamação porque o lugar é perfeito! Nesses três anos de faculdade de jornalismo eu nunca tinha pisado em uma redação tão grande, tão diversificada e tão silenciosa. Não sei como é no eixo Rio de Janeiro - São Paulo, não conheço, mas me surpreendi aqui.

A construção de dois andares, além de abrigar todas as editorias, é onde o jornal é impresso. Aliás, essa parte do prédio é gigantesca, cheia de máquinas e mais máquinas. Peguei a edição de hoje fresquinha. Vou levar comigo para o Brasil.

Abraço!

3 comentários:

  1. A redação revela-se grande mesmo. Ainda mais nesta angulação da foto. Adorei saber estas informações. Fiquei daqui pensando o quanto vamos lhe aproveitar neste retorno. Já estou confabulando (como uma boa mineira) um evento bacana na universidade. Vamos conversar melhor no retorno, hein?
    Abração. Inté!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Fernanda, fico muito feliz... e pode deixar que a gente conversa sim... se Deus quiser semana que vem estou de volta... abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Agora te ajudam... depois que conseguiu...haha

    ResponderExcluir