sábado, 30 de janeiro de 2010

Em Münster


Pela segunda vez fui até Münster, uma cidade relativamente grande e bem próxima de Drensteinfurt. Na primeira, estávamos eu e Ben e assisti a uma aula de teatro do grupo dele (pessoal bem educado e sempre tinha gente fazendo cara de felicidade quando escutava "Brasil"); na segunda, hoje, com a Ulla, para visitar algumas igrejas e também uma feira ao ar livre no centro do município. É como em Governador Valadares, só que com barracas um pouco melhores e sem desespero ou gritaria. Aqui, ninguém pechincha ou berra o preço mais baixo. As pessoas apenas provam e levam.


Mas, para mim, o momento mais interessante foi estar em frente a uma catedral gótica do século XV. Todas aquelas torres pontiagudas, aquela simetria, aquela altura, aquela cor, enfim... não postei foto porque ainda não tenho uma boa imagem da igreja. A que está aí em cima é da rua central de Münster. De qualquer forma, dá para ter uma idéia pelo menos de como são as coisas por aqui.


A propósito, a polícia daqui chama a atenção de pedestres que resolvem ficar "dando sopa" na rua, viu? Além disso, tem avenidas só para as bicicletas e os carros param na faixa mesmo quando não há sinal. Ai ai... depois dessa, eu vou dormir... hehehe

2 comentários:

  1. Óia! pelo menos a gente aqui em Valadares tem alguma coisa em comum: os carros também páram nas ruas sem sinais! Só que eles param em cima dos pedestres!!!rsrsrsrrs....
    Agora sério: É verdade que na rua principal de Münster não passam carros? Pela foto só vejo pessoas. Talvez fosse uma boa idéia a ser adotada em nossa pobre cidade fechar parcialmente a av. Minas Gerais fazendo dela um grande calçadão.

    ResponderExcluir
  2. Ao ler a parte das barracas fiquei imaginando uma cena à la Caco Antibes. Viagem comigo:

    Mercadão Municipal de GV. Uma quarta-feira qualquer do Janeirão. 34,5 graus à meia sombra. Bancas e mais bancas de verdura, em meio a frango vivo, abatido, meio lá meio cá... Peixe com maresia de 15 dias. Bicicleta num fluxo paulistano. Gente entrando e saindo pelo ladrão. Aquele monte de menino tomando "kisuco" e comendo biscoito de polvilho, pastel frito na hora. Os tiozinhos e as moças de barriga de fora gritando: - Vamu chegá, vamu chegá, freguesa!!! É só hoji! E no meio desse paraíso dantesco solta "uns alemão e umas alemoa" desses seus amigos. Aff Maria. Coitados!!! Das duas uma: ou vão achar divertidíssimo pela diversidade cultural ou vão achar aquilo tudo "uma visão do inferno", como diria nosso saudoso Caco Antibes.

    Bom, só pra compartilhar!
    Bjo grande, porém, silencioso. Sem povão falando alto.

    ResponderExcluir