segunda-feira, 20 de maio de 2013

A primeira vez na Bélgica

A primeira cidade que visitei na Bélgica foi Oostende, com vista para o Atlântico e onde sombrinha e cadeira se resumem a uma "casinha" de tábua. É nesse "caixote" aí (foto) que as pessoas fogem do sol e descansam. Não sei se é desse jeito em todas as praias da Europa. Vai saber. Fato é que matei a saudade do mar.
Oostende fica a mais ou menos 30 quilômetros de Bruges, um lugarzinho medieval, charmoso e absurdamente turístico.

Lá tem um passeio de barco, uma volta de carruagem e várias lojas de chocolate, uma mais cara e mais indecente do que a outra. As construções são de uma arquitetura bem particular também. Mas não quero, em hipótese alguma, dizer que Bruges é apenas uma síntese tão mixuruca dessas que eu acabei de fazer. O negócio é que a experiência foi tão maior e tão mágica que não posso estragar a minha lembrança com um texto curto.

Por falar nisso, não vou esquecer de uma das dúvidas enquanto andava pela "Idade Média": a língua (uns falam francês, outros holandês, outros alemão). Pedi explicação ao recepcionista do hotel e ele me deu: "temos três idiomas oficiais: no norte é o holandês (Dutch), no meio é o alemão (Deutsch) e no sul o francês (Français).

No caso de Bruges, a língua padrão é o holandês, para a minha tristeza. O bom é que o inglês ainda é uma alternativa universal de comunicação. Viva!!!!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário