domingo, 30 de dezembro de 2012

Montmartre

Montmartre é um bairro de Paris. É onde fica Moulin Rouge e uma igreja de certa forma bem jovem, do início do século XX, em arquitetura românica (com os traços mais redondos): chama-se Sacré-Coeur (sagrado coração/foto).



O monumento é bastante visitado. Bom ir com um pouquinho de paciência, então, principalmente com os oportunistas que tentam colocar uma "fitinha" no seu dedo e pegar um dinheiro. Eles passeiam perto das escadas, surgem "do nada". Tome cuidado! Eu já conhecia a história e, por isso, não caí no golpe. Mas tinha era muita gente dando papo. Muita mesmo! E sabe como tudo começa? Dizem pra você "don't worry" (não se preocupe) e depois elogiam seu país. "Brasil? Capoeira? Ohhhhhhh"... Daí é risada e, se você for junto, pronto, não desgrudam mais.

Sabe o que estou fazendo agora (até porque não existem pedintes apenas em Montmartre)? Quando me perguntam nacionalidade respondo em alemão. As frases saem com sotaque, lógico. Só que funciona. Consegui espantar um montão de chatos. Os alemães, afinal, quando querem querem. Quando não querem não brincam. Chegam a ser ignorantes. E os parisienses (talvez o resto do mundo) pensam que brasileiro é diferente. E é mesmo, o que não deixa de ser positivo em alguns casos. Não nesse que acabei de mencionar, convenhamos.

Montmartre - parte 2


A verdade, no entanto, é que não pretendo assustar ninguém (assustei, não é?). Desculpa. Montmartre tem moradores simpáticos, agitados, vários cafés e um comércio de tirar o chapéu. Lojas de tudo o que há! O forte, dizem, são os tecidos. Ouvi dizer que tem coisa barata e de excelente qualidade, embora não tenha dado tempo de parar pra perguntar. Vi tudo de relance da poltrona de um trem que passeia a região a cada meia hora. Cinco euros e um senhorzinho dá uma boa volta.

Se você achar interessante, sex shop é o que não falta por lá. Eles ocupam prédios inteiros e é olhar pra o lado e a gente dá de cara com museus eróticos, cabarés, etc.

O cemitério de artitas, pintores e compositores europeus também atrai turistas. As sepulturas são pequenas casinhas quase. Elas têm nomes conhecidos, como León Foucault (um cientista francês) e Heinrich Heine (poeta alemão).

Montmartre - parte 3


Ou seja, Montmartre é legal! Legal mesmo (esqueça a "fitinha" um minuto). Mesmo assim decidi passar a virada do ano em um restaurante a poucos metros do hotel, com vista para Notre Dame. É mais fácil pra chegar e voltar.

Inteh!

Um comentário:

  1. Geralamente muitas pessoas achama que esses "espertinhos" trabalham apenas no Brasil. Enfim, dissabores por dissabores, toda viagem sempre tem. Espero que a viagem corra tudo nos conformes. Boa Sorte!

    ResponderExcluir